sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

testes de avaliação

Os terríveis e amaldiçoados testes de avaliação.
Não, não é verdade. Nós, alunos, não gostamos de os resolver e os professores não gostam de os fazer e corrigir mas é um mal essencial.
A verdade é esta: as notas nem sempre refletem o nosso trabalho, empenho e se somos bons alunos ou não.
Por vezes estamos num dia mau e o que sabemos simplesmente não quer sair do nosso pequeno grande cofre do saber e pronto. Está tudo estragado.
Mas, apesar de muitas vezes questionarmos a necessidade de fazer testes, nós alunos percebemos que os professores têm de testar a matéria que lecionaram. Simplesmente não gostamos porque estudar dá muito trabalho e é cansativo e dá fome.
Pronto já disse!
Estar consciente de que tenho de estudar cansa-me, faz com que até a cor das paredes pareça interessante e cria um estranho buraco no meu estômago e junta-lhe a necessidade quase irracional de estar sempre a comer.
Mas falando dos testes de psicologia, acho que são bem estruturados.
Dão algum trabalho porque muitas vezes os conceitos são muito parecidos, ou nós achamos que são, ou as opções de resposta são muito parecidas e nós ficamos a achar que estão todas certas.
Bem, enfim, são como todos os outros testes mas estes ensinam a relacionar conceitos, matérias que se calhar nunca iríamos sentir a necessidade de relacionar mas, ao fazermos, vemos que tudo à nossa volta se relaciona.
Curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário